Protagonismo juvenil e práticas semióticas: exame de algumas propostas da teoria

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2222

Mots-clés :

práticas semióticas, protagonismo juvenil, narratividade, ação, educação

Résumé

Neste artigo, examinamos algumas das principais propostas teóricas da área da semiótica no que diz respeito às práticas. Realizamos tal empreendimento com vistas a um diálogo teórico com a metodologia educativa do protagonismo juvenil, cuja popularidade aumentou nas últimas décadas no Brasil. Em um primeiro momento, descrevemos a proposta de Fontanille, que depreende diferentes níveis de imanência nas manifestações textuais. Em seguida, dedicamo-nos a observar a teoria de Landowski, cujas formulações visam dar conta de diferentes regimes de interação, integrando à teoria noções como risco e programação. Por fim, recuperamos algumas propostas de Greimas no tocante ao estudo da gestualidade, vendo-as em perspectiva com postulações feitas por Tatit. 

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Daniel Carmona Leite, Universidade de São Paulo

Doutorando pelo Departamento de Linguística

Programa de Pós-Graduação em Linguística da FFLCH / USP

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Publié-e

2019-12-18

Comment citer

Leite, D. C. (2019). Protagonismo juvenil e práticas semióticas: exame de algumas propostas da teoria. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(3), 1440–1456. https://doi.org/10.21165/el.v48i3.2222

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