Análise de necessidades no Ensino Médio Integrado em informática do Instituto Federal do Acre
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2036Mots-clés :
ensino médio integrado, inglês para fins específicos, análise de necessidadesRésumé
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma experiência de análise de necessidades para a aprendizagem de inglês realizada com 100 alunos, sete professores e três informantes especialistas. A análise conduzida visou identificar o perfil dos alunos e a situação-alvo para o ensino de língua inglesa em um curso de Ensino Médio Integrado em Informática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O arcabouço teórico que embasou o processo foi de Hutchinson e Waters (1987), Jordan (1997), Dudley-Evans e St. John (1998), Ramos (2004), Aranha (2009), Vieira e Aranha (2015), Rossini e Belmonte (2015). Os dados foram obtidos através de questionários on-line, entrevistas semiestruturadas e consulta aos documentos que norteiam o curso integrado. Os resultados apontam o caminho para os gêneros que circulam na comunidade discursiva (SWALES, 1990) dos programadores.
Téléchargements
Références
ARANHA, S. The Development of a Genre-Based Writing Course for Graduate Students in Two Fields. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. Genre in a changing world. Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2009.
ARANHA, S.; VIEIRA, B. G. A. M. Conhecimento de língua, gênero e registro acadêmicos em foco: atividades na Análise de Necessidades de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação. In: FERREIRA, M. M.; STELLA, V. C. R. (Org.). Redação Acadêmica: múltiplos olhares para a produção textual e o seu ensino: São Paulo: Cortez, 2018. (No prelo)
BARWARSHI, A. S.; JO REIFF, M. Gênero: História, Teoria, Pesquisa e Ensino. Tradução de Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BRASIL. Presidente Lula entrega campi de universidades e institutos federais. MEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=16096:presidente-lula-entrega-campi-de-universidades-e-institutos-federais>. Acesso em: 05 jun. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 11 de 2012, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 2012a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 2012b.
BROOKSHEAR, J. G. Ciência da Computação: uma visão abrangente. 11. ed. Porto Alegre: Brookman Editora Ltda., 2013.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall. 2002.
DUDLEY-EVANS, T.; St. JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: A Multidisciplinary Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.
HAQUE, N. A brief study on needs analysis. Express, an International Journal of Multi Disciplinary Research, v. 1, Issue 1, jan. 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2016.
HEMAIS, B.; BIASI-RODRIGUES, B. A proposta sociorretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In. MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 108-129.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes. 14. ed. Cambridge: Cambridge University Press., 2000[1987].
IFAC (Instituto Federal do Acre). Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Informática. Acre, Rio Branco, 2014.
JORDAN, R. R. English for Academic Purposes: A guide and resource book for teachers. Cambridge: Cambridge University Press., 1997.
JOVANELI, R. Cresce contratação de profissionais sem diploma na área de TI. Revista Exame, 2010. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/cresce-contratacao-de-profissionais-sem-diploma-na-area-de-ti/>. Acesso em: 05 jun. 2016.
RAMOS, R. C. G. Gêneros Textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. The ESPecialist, v. 25, n. 2, p. 107-129, 2004.
ROSSINI, A. M. Z. P.; BELMONTE, J. Panorama do ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos: histórico, mitos e tendências. Cap. 15. In: LIMA-LOPES, R. E. de.; FISCHER, C. R.; GAZOTTI-VALLIM, M. A. (Orgs.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 41. Campinas: Pontes Editores, 2015.
SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research Genres. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
VIEIRA, B. G. A. M.; ARANHA, S. A análise de necessidades na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em ciência da computação. The ESPecialist, v. 36, n. 1, p. 49-72, 2015.
ZOLIN-VESZ, F.; SOUZA, V. G. A concepção do ensino médio integrado e o ensino crítico de línguas estrangeiras: convergências e aproximações. Revista Pesquisas em Discurso Pedagógico, Departamento de Letras-IPEL/PUC-Rio, Fascículo, 8, 2010.