Os sujeitos e suas representações: a educação a distância e os dizeres dos alunos acerca da modalidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v47i3.1945

Mots-clés :

aluno a distância, imaginário sociodiscursivo, representação, discurso

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar os sistemas de representação que emergem do discurso de sujeitos que concluíram (ou estão cursando) o ensino a distância, levando-se em conta: 1) a imagem que esses sujeitos constroem a respeito da modalidade; 2) a imagem que elaboram a respeito do perfil de aluno que frequenta esse tipo de ensino. No início do século XXI, com o fortalecimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação incorporadas ao contexto educacional, ainda havia muita desconfiança do mercado de trabalho e das instituições de ensino presenciais acerca do êxito profissional desses alunos. Entretanto, com os resultados positivos da inserção desses profissionais em setores especializados da sociedade, a modalidade alcançou novo status nas práticas educacionais. Dessa forma, parte-se da hipótese de que a construção das representações desses sujeitos no contexto sócio-histórico-educacional contemporâneo é positiva. Pressupostos da Análise de Discurso francesa e dos Estudos Culturais fundamentarão a análise.

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Publié-e

2018-10-17

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Jeronimo, I. C. (2018). Os sujeitos e suas representações: a educação a distância e os dizeres dos alunos acerca da modalidade. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(3), 744–757. https://doi.org/10.21165/el.v47i3.1945

Numéro

Rubrique

Análise do Discurso