Algumas considerações sobre o erro e a autocorreção no processo de aquisição da linguagem
Mots-clés :
aquisição da linguagem, erro, autocorreção, flexão verbal.Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar duas situações distintas no processo de aquisição da linguagem de uma criança brasileira (M): a) aquela em que a criança modifica sua fala por conta do efeito produzido pelo erro na fala do outro, porém tal modificação não faz aparecer o acerto; b) aquela em que a criança modifica sua fala em razão do efeito produzido pelo erro na fala do outro, em que se observa o acerto. Focaliza-se o deslocamento do sujeito da segunda para a terceira posição na proposta de De Lemos (2002). Os resultados mostram: a) o papel fundamental que a fala do outro tem no sentido de interferir na relação da criança com a língua, b) que o erro e a autocorreção são regidos pelos mesmos processos na aquisição da linguagem e c) que é possível assinalar o princípio da condição de escuta na segunda situação, em vez de a impermeabilidade da fala da criança à correção.