A prática de leitura em nova dinâmica: relato de um estudo com ingressantes no ensino superior tecnológico

Autores/as

  • Adriane Belluci Belório de Castro Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec-Botucatu), Botucatu, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

ensino superior, leitura, tecnologias de informação e comunicação

Resumen

Neste trabalho, o tema da leitura, discutido à luz de pressupostos apontados por Chartier (2002) e Levy (1999), está associado a dados obtidos em pesquisa realizada com alunos ingressantes no ensino superior tecnológico, matriculados em disciplina básica da área de Língua Portuguesa de diferentes cursos oferecidos por uma faculdade de tecnologia do estado de São Paulo. Como metodologia, além do acompanhamento direto em sala de aula, aplicamos dois questionários e realizamos entrevistas com os referidos alunos, a fi m de não só traçar um perfil socioeconômico-cultural, mas também investigar a prática de leitura dos estudantes. Após a análise dos dados, apresentamos atividades e estratégias didáticas com o intuito de que os alunos pudessem desenvolver melhor seu desempenho no exercício da leitura, principalmente em relação aos gêneros acadêmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALADELI, A. P. D. A produção de sentidos nos caminhos do hipertexto. Travessias v. 4, n. 3, p. 27-34, 2010. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3228>. Acesso em: 30 nov. 2013.

CHARTIER, R. Os desafi os da escrita. Tradução de Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.

HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

SALDAÑA, P. São Paulo tem educação abaixo da média do país segundo dados do Pisa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 30 dez. 2013. Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sao-paulo-tem-educacao-abaixo-da-media-do-pais-segundo-dados-do--pisa-imp-,1113443>. Acesso em: 30 dez. 2013.

SILVA, N. da; FRIDMAN, P. C. da C. Unsicherheit do século XXI: o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em língua portuguesa em São Paulo. Paideia, v. 17, n. 36, p. 57-68, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a06.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2013.

ZILBERMAN, R. A leitura no mundo digital. Signo, v. 34, n. 56, p. 22-32, jan./jun. 2009. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/960/681>. Acesso em: 02 maio 2013.

Publicado

2016-03-06

Cómo citar

Belluci Belório de Castro, A. (2016). A prática de leitura em nova dinâmica: relato de um estudo com ingressantes no ensino superior tecnológico. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 595–609. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/997

Número

Sección

Ensino de Língua Materna