Educação Bilíngue para Surdos e valorização de línguas minoritárias

Autores/as

  • Ivani Rodrigues Silva Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

Surdos, Educação Bilíngue, Línguas Minoritárias

Resumen

A educação de surdos passa, nesse momento, por mudanças importantes. Porém há, ainda, alguns aspectos que podem impedir o fomento efetivo de propostas de educação bilíngue para surdos, a saber, a (des)valorização de Libras como língua natural, a formação adequada de professores para trabalhar com alunos surdos nas escolas regulares, além da necessidade de se pensar na construção de materiais de ensino mais adequados para o ensino de alunos surdos. Neste artigo pretendo me deter sobre alguns desses pontos, tratando de aspectos que mostram a resistência da sociedade às línguas de sinais, difi cultando um projeto de educação bilíngue intercultural para alunos surdos.

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Publicado

2016-03-06

Cómo citar

Rodrigues Silva, I. (2016). Educação Bilíngue para Surdos e valorização de línguas minoritárias. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 574–583. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/995

Número

Sección

Educação Linguística e Multiculturalismo