Modalidade e Funcionalismo: uma investigação dos verbos modais permitir e necesitar em obras de autoajuda em espanhol
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3677Resumen
A modalidade, de acordo com a classificação proposta por Hengeveld (2004), pode ser dividida em dois parâmetros de análise: alvo da avaliação modal e domínio da avaliação de uma distinção modal. O alvo da avaliação modal diz respeito à parte modalizada do enunciado (participante, evento ou proposição) e o domínio da avaliação diz respeito ao subtipo modal (modalidades facultativa, deôntica, volitiva ou epistêmica). A partir da análise de duas obras de autoajuda escritas em língua espanhola destinadas ao público feminino, o objetivo deste trabalho é investigar os verbos modais permitir e necesitar, frequentemente relacionados à expressão da modalidade deôntica, a fim de verificar de que modo a orientação modal e os traços semânticos relacionados ao sujeito podem contribuir para os diferentes valores semânticos expressos por tais verbos.
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Derechos de autor 2025 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

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