Verbos de percepção visual como estratégias de evidencialidade: usos de ver, olhar e observar em uma perspectiva discursivo-funcional
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3355Resumen
Este trabalho tem como objetivo descrever as estratégias de evidencialidade expressas pelos verbos “ver”, “olhar” e “observar” em língua portuguesa. Para tanto, adotamos os preceitos teóricos da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008) e a classificação da evidencialidade proposta por Hengeveld e Hattnher (2015) e Hengeveld e Fischer (2018). As ocorrências analisadas provêm do Corpus Brasileiro (SARDINHA; MOREIRA FILHO; ALAMBERT, 2010), do Timestamped JSI Web Corpus 2014-2020 Portuguese (TRAMPUS; NOVAK, 2012), do Iboruna (GONÇALVES, 2006) e do Portuguese Web 2011 (KILGARRIFF et. al., 2014). Nossos resultados atestam a produtividade de verbos de percepção visual como estratégias de evidencialidade para indicar percepções físicas, raciocínios e relatos, corroborando e expandindo resultados de trabalhos anteriores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.