Multimodalidade em cenas de atenção conjunta com criança cega: estudo de caso único
Multimodality in scenes of joint attention with blind child: single case study
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3344Resumen
Este estudo propõe discutir o funcionamento multimodal da linguagem na interação entre mãe e criança cega. A partir de estudos sobre atenção conjunta e da perspectiva linguística multimodal, analisamos dados filmados de interação entre mãe e filho cego em seu ambiente domiciliar. Para transcrição, o software Eudico Linguistic Annotator (ELAN) tem sido uma ferramenta utilizada, pois possibilita os registros dos modos semióticos no tempo exato de sua ocorrência. Os resultados deste estudo revelam iniciativas de atenção conjunta e pistas de engajamento mútuo em diversas cenas interativas cotidianas, nas quais olhares/toques, gestos táteis, movimentos corporais e produções vocais com marcações prosódicas constituíram semioses significativas na matriz multimodal da linguagem em interações de atenção conjunta entre mãe e criança cega.
Palavras-chave: Multimodalidade; atenção conjunta; cegueira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.