A concordância verbal de 3ª pessoa do plural em Nova Iguaçu (RJ): destaque para os fatores linguísticos e para a escolarização no comportamento da comunidade
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3200Resumen
O artigo ocupa-se da variação da concordância verbal de terceira pessoa do plural em Nova Iguaçu (RJ). À luz da Teoria da Variação e da Mudança linguísticas (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968; LABOV, 1972, 1994), os dados linguísticos foram codificados, levando-se em conta restrições linguísticas testadas em investigações anteriores (BRANDÃO; VIEIRA, 2012; VIEIRA; BAZENGA, 2015) e os fatores sociais que estratificavam a amostra, proveniente do projeto Nova Iguaçu sob o viés da Sociolinguística. Entre os grupos de fatores controlados, sete foram apontados como relevantes para o fenômeno variável: paralelismo formal no SN; traço de animacidade do sujeito; expressão do sujeito; posição do sujeito em relação à forma verbal; saliência fônica do verbo; paralelismo formal; e escolaridade do informante. Assim, chama a atenção a elevada importância das restrições linguísticas para o fenômeno variável em Nova Iguaçu. Por outro lado, entre os grupos de fatores sociais, apenas a escolaridade se mostrou relevante.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.