Prática didática: entre a programação, a manipulação e o ajustamento
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2869Palabras clave:
ensino, prática didática, regimes de interação, semiótica.Resumen
São as transformações que se impuseram à prática didática dos professores em face do discurso da mudança fortalecido pelos PCNs (1998) e, mais recentemente, pela BNCC (2018) o que nos interessa discutir. Nesse sentido, propomos apresentar, com base na perspectiva da Semiótica Discursiva e da Sociossemiótica, uma racionalização da atividade docente concebida enquanto prática semiótica, ou seja, como ação que constrói no seu desenrolar a significação de uma situação regida por códigos de conduta, normas e procedimentos (pré-)estabelecidos. Para isso, examinaremos as mudanças ocorridas na dinâmica de funcionamento narrativo da perspectiva didático-pedagógica tradicional a esta que se tem reconhecido como renovada. Esperamos com isso colaborar de alguma forma com a necessidade de esclarecimento e divulgação sobre o assunto, mostrando que na base dessa tão reivindicada transformação da prática didática na Educação Básica está a passagem da aula como percurso do ensinar, da performance do Sujeito-professor, ao percurso da aprendizagem, do Sujeito-aluno, ou seja, do monólogo ao diálogo, à construção conjunta de habilidades e competências.Descargas
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