O nível de proficiência como fator mediador no processo de efeito retroativo do EPLIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2151

Palabras clave:

efeito retroativo, ensino e aprendizagem de inglês aeronáutico, proficiência

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar como o nível de proficiência de alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo interfere nas suas percepções e atitudes acerca de um exame externo de inglês aeronáutico, ao qual são submetidos ao final do programa. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário aos 407 alunos do curso. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais e a testes de hipóteses para investigar relações de significância entre os construtos fundamentais presentes no questionário e o nível de proficiência declarado pelos participantes. Os resultados mostraram que os alunos que se consideram mais proficientes atribuem níveis mais altos aos conhecimentos que possuem sobre o exame, à frequência com que se engajam em práticas preparatórias, à importância atribuída ao sucesso no teste, bem como ao alinhamento entre ensino e avaliação externa.

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Biografía del autor/a

Paula Ribeiro e Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA)

Possui Graduação em Letras - Licenciatura Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É aluna de Doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de ensino de inglês para fins específicos, desenvolvimento de material didático, formação de professores e avaliação de proficiência. É servidora do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) desde 2009 e atua principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês aeronáutico, exames de desempenho de alta relevância, validade e efeito retroativo.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Souza, P. R. e. (2019). O nível de proficiência como fator mediador no processo de efeito retroativo do EPLIS. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 540–560. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2151

Número

Sección

Artigos