Planejamentos docentes a partir do PNAIC/2013: revisitando os estudos sobre sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v47i2.1928Palabras clave:
sequência didática, PNAIC, planejamentos docentesResumen
Este trabalho integra estudo de caso e analisa planejamentos de docentes de 3º ano do ensino fundamental de duas escolas de Birigui/SP participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Observadas orientações sobre sequências didáticas (SDs) constantes em cadernos de formação e à luz de estudos de Dolz e Schneuwly (2004) e de apontamentos de Bueno e Kleiman (2017) sobre o material distribuído pelo MEC, discutem-se propostas de trabalho dos docentes e o ensino de língua materna, avaliando a incorporação ao trabalho cotidiano de concepções abordadas durante o programa. Os resultados apontam que atividades elaboradas não chegam a se configurar SDs, produções que têm o professor como principal interlocutor e a forte influência do livro didático. Defende-se o desenvolvimento de posturas reflexivas dos docentes e a formação continuada voltada ao trabalho com gêneros textuais para diminuir o insucesso escolar das crianças no que concerne à leitura e à escrita.Descargas
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