Teacher planning from PNAIC/2013: revisiting studies on didactic sequences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i2.1928

Keywords:

sequência didática, PNAIC, planejamentos docentes

Abstract

This case study analyzes teaching plans of grade 3 teachers from two elementary schools in Birigui, São Paulo State, Brazil, which participate in PNAIC (National Pact for Learning to Read and Write at Proper Age). Based on the guidelines for didactic sequences (DSs) found in teacher education textbooks and research carried out by Dolz and Schneuwly (2004) and a study conducted by Bueno and Kleiman (in press) about the material distributed by MEC (Ministry of Education and Culture), this article discusses proposals for classroom activities and the teaching of mother tongue, assessing the incorporation of theories addressed by PNAIC into everyday teaching activities. Results indicate that the activities investigated do not constitute DSs; they are overly teacher-centered and greatly shaped and influenced by classroom textbooks. Therefore, it is suggested that teachers’ reflective attitude should be promoted as well as their continued education focusing on classroom work with textual genres in order to improve students’ reading and writing skills.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréa Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Supervisora de ensino em Birigui/SP, professora licenciada em Letras, com especialização no ensino de Língua Portuguesa pela UNICAMP, mestre em Educação pela UNESP-Presidente Prudente.

Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

É licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Assis (1990), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Letras. Concluiu o Mestrado em 1999 e o Doutorado em 2004. Fez Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/ Araraquara, 2015-2016. É docente e pesquisadora em RDIDP na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, câmpus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. Sua pesquisa está concentrada principalmente nos seguintes temas: linguística, ensino da língua portuguesa, produção de texto, ensino de ortografia, leitura e formação do professor. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior".

References

ALBUQUERQUE, E. B. C. de. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino da língua portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ALVES FILHO, F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BARBOSA, J. P.; ROVAI, C. F. Gêneros do discurso na escola: rediscutindo princípios e práticas. São Paulo: FTD, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, E. M. D. de. As reconcepções do trabalho docente no processo da transposição didática de gêneros. In: BARROS, E. M. D. de; RIOS-REGISTRO, E. S. (Org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 41-68.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento e organização da rotina na alfabetização: ano 3: unidade 2. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2015.

BUENO, L.; KLEIMAN, A. Avaliação de leitura, sequências didáticas e letramento no PNAIC: (im)possíveis articulações? In: CORDEIRO, G. S.; BARROS, E. M. D.; GONÇALVES, A. V. Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas: Pontes Editores, 2017.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Linguística. 7. ed. São Paulo: Scipione, 1994.

CARDOSO, G. M. M. As possibilidades de construção da autoria na formação do professor-discente do PARFOR. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ENFOPE), 9., 2016. Sergipe. Anais eletrônicos do 9º ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ENFOPE), Sergipe: Universidade Tiradentes, v. 9, n. 1. Disponível em <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/2459/500>. Acesso em: 13 ago. 2018.

COLELLO, S. M. G. A escola que (não) ensina a escrever. 2. ed. revisada. São Paulo: Summus, 2012.

COSTA-HÜBES, T. da C.; SIMIONI, C. A. Sequência didática: uma proposta metodológica curricular de trabalho com os gêneros discursivos/textuais. In: BARROS, E. M. D. de; RIOS-REGISTRO, E. S. (Org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 15-40.

CUNHA, M. C. A sequência didática na perspectiva da avaliação formativa: uma proposta para a produção/avaliação de textos nos nove anos do ensino fundamental. In: LEAL, T. F.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: reflexões sobre o currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. p. 117-143.

DEVITT, A. Teaching critical genre awareness. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. Genre in a changing world. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse, 2009, p. 337-351.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FERREIRA, C. R. O uso de visualizações no ensino de química e de física: a formação pedagógica dos professores. 2013. 733 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GOMES, L.; MORAES, F. Alfabetizar letrando com a tradição oral. São Paulo: Cortez, 2013.

GONÇALVES, A. V. Gêneros textuais na escola: da compreensão à produção. Dourados: Editora da UFGD, 2010.

LEITE, L. C. de M. Gramática e Literatura: desencontros e esperanças. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011. p. 17-25.

MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: BRASIL. Língua Portuguesa: ensino fundamental. Coleção Explorando o Ensino, v. 19. Coordenação: RANGEL, E. de O.; ROJO, R. H. R. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 65-84.

MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NEDER, M. L. C. Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa. Polifonia, v. 0, n. 00, 1993. p. 71-89. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/issue/view/134>. Acesso em: 02 ago. 2017.

ROJO, R. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5ª a 8ª séries). In: ROJO, R.; BATISTA, A. A. G. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 69-99.

SOUZA, D. M. de. Autoridade, autoria e livro didático. In: CORACINI, M. J. F. (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes, 1999. p. 27-31.

TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TRAVAGLIA, L. C. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013.

WACHOWICZ, T. C. Análise Linguística nos Gêneros Textuais. Curitiba: Ibpex, 2010.

Published

2018-10-17

How to Cite

Oliveira, A. R. de, & Parisotto, A. L. V. (2018). Teacher planning from PNAIC/2013: revisiting studies on didactic sequences. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(2), 352–367. https://doi.org/10.21165/el.v47i2.1928

Issue

Section

Ensino de Língua Materna