Contribuições bakhtinianas para o ensino da gramática

Autores/as

  • Juscelino Pernambuco
  • Maria Flávia Figueiredo

Palabras clave:

Bakhtin, gramática, linguística textual, interação, ensino.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições que podem ser dadas pelas reflexões de Mikhail M. Bakhtin (2003) para o ensino de gramática escolar. As considerações filosóficas de Bakhtin podem fundamentar um trabalho produtivo com a gramática na escola, porque coloca a interação como centro da preocupação pedagógica com a linguagem e, assim, indica a necessidade de a reflexão sobre a normatividade gramatical vir a ser função da interlocução, do uso real da linguagem e não de um saber sobre a linguagem. O professor, sempre que é chamado a se manifestar sobre o seu trabalho, revela receio de ter de abandonar o ensino da gramática, que para ele continua a ser a garantia do sucesso do aluno em concursos e exames vestibulares. Pretende-se, neste trabalho, discutir modos de se ensinar a gramática como colaboradora da interação social.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Pernambuco, J., & Figueiredo, M. F. (2016). Contribuições bakhtinianas para o ensino da gramática. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 682–696. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1329

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas