Banco do Brasil, ou melhor, do mundo: a metáfora da modernidade no discurso da propaganda dos anos 1970

Autores/as

  • Luciana Fracasse Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Paraná, Brasil

Palabras clave:

Análise de Discurso, propaganda bancária, anos 1970, metáfora da modernidade

Resumen

Este artigo apresenta a análise de uma propaganda do Banco do Brasil publicada na revista Exame no ano de 1978. O referencial teórico que sustenta a realização do trabalho é a Análise de Discurso de orientação francesa, fundada por Michel Pêcheux nos anos 1960 e disseminada, no Brasil, por Eni Orlandi e demais pesquisadores fi liados a essa perspectiva teórica. O objetivo principal foi compreender como se constrói o processo de identifi cação do sujeito/cidadão brasileiro com o Brasil a partir do discurso da propaganda bancária. Para tanto, foram analisados os processos de produção de sentidos que estruturam o material de análise e, a partir do gesto de interpretação realizado, foi possível compreender que, por um efeito metafórico, os sentidos mobilizados em torno da imagem do Banco do Brasil o colocam num mesmo nível de importância atribuído ao país.

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Publicado

2016-03-11

Cómo citar

Fracasse, L. (2016). Banco do Brasil, ou melhor, do mundo: a metáfora da modernidade no discurso da propaganda dos anos 1970. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1121–1135. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1043

Número

Sección

Análise do Discurso