A vergonha e o orgulho em memes sobre a leitura
The shame and the pride in memes about reading
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i2.3331Abstract
De modo a contribuir com os estudos dedicados à leitura e às formas como essa prática é comumente referida entre nós, apresentamos, neste artigo, uma análise de enunciados peculiares, coletados junto a memes de internet que abordam o tema da leitura e nos quais se evocam certas emoções quando se fala acerca dessa prática. Observamos, com base em princípios da Análise do discurso, da História cultural da leitura e da História das sensibilidades, que a “vergonha” e o “orgulho” relacionados à condição leitora compõem as emoções prototípicas constitutivas dos discursos sobre a leitura mais frequentemente atualizados em memes nacionais e contemporâneos.
Palavras-chave: discursos sobre a leitura; memes; emoções; vergonha; orgulho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.