The pedagogical coordinator’s work during the Collective Pedagogical Work Hour: a look at in-service teacher education

Authors

  • Neuraci Rocha Vidal Amorim Professora Municipal de Educação Básica I, Votuporanga, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1719-2435
  • Lília Santos Abreu-Tardelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7870-1710

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863

Keywords:

Collective Pedagogical Work Hour, coordinator’s work, in-service teacher education.

Abstract

This article aims to present the synthesis of the analysis of three texts about the pedagogical coordinator’s work: the municipal law that regulates the Collective Pedagogical Working Hour (HTPC), a field diary kept by the teacher-researcher during the HTPC moments, and a commentary written by the coordinator which compounds the “instruction to the double” method. The analyses were conducted within the Sociodiscursive Interactionism’s (ISD) text framework (BRONCKART 1999, 2006, 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009) and complemented by Ducrot’s polyphonic enunciation theory (1984). Our objective with the analyses is to discuss teachers’ education based on the research about the pedagogical coordinator’s work and the HTPC’s space. The results point to the coordinator’s lack of autonomy at the HTPC and the amputation of their decisions regarding teachers’ continuing education.

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Author Biographies

Neuraci Rocha Vidal Amorim, Professora Municipal de Educação Básica I, Votuporanga, São Paulo, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Mestra em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português- Inglês pelo Centro Universitário de Votuporanga- UNIFEV. Cursou o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério- CEFAM. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Votuporanga e docente Grupo Faveni - Faculdade Futura. Tem experiência na docência, tendo atuado como Professora de Ensino Fundamental I e como Professora de Língua Portuguesa no Ensino Superior, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Interacionismo Sociodiscursivo, Formação de professores de Língua materna e Trabalho do Coordenador Pedagógico.

Lília Santos Abreu-Tardelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. Líder do grupo de pesquisa ALTER FIP (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações-Formação, Intervenção e Pesquisa), certificado pela UNESP e pelo CNPQ. Membro do grupo de pesquisa ALTER-CNPq e do GT Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. Professora assistente doutora da UNESP de São José do Rio Preto, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na linha 'Ensino e Aprendizagem de Línguas' desde 2013. Coautora de livros didáticos e paradidáticos de língua portuguesa e de língua inglesa, dentre eles, os da coleção 'Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos' da Editora Parábola e da Coleção para o Ensino Médio 'Vozes do Mundo: literatura, língua e produção de texto' da editora Saraiva, aprovado no PNLD- 2015. Autora de artigos sobre ensino e aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais e sobre o trabalho docente e orienta trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica nessas duas temáticas.

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Published

2021-04-29

How to Cite

Amorim, N. R. V., & Abreu-Tardelli, L. S. (2021). The pedagogical coordinator’s work during the Collective Pedagogical Work Hour: a look at in-service teacher education. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 24–41. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863

Issue

Section

Artigos