Narrativa, política e dissenso: uma análise discursiva de interações televisivas com candidatos à Presidência da República Brasileira em 2022
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v53i2.3646Abstract
Este trabalho objetiva analisar e descrever formas e funcionalidades da narrativa em situações de embate, selecionando, para tal, entrevistas e debates veiculados pela Rede Globo de Televisão, com a participação dos candidatos Lula e Jair Bolsonaro, em 2022, a partir do aporte teórico mobilizado pela Análise da Narrativa, aliado aos estudos contemporâneos sobre a argumentação. Os resultados apontaram para um vasto emprego de “narrativas breves” destinadas a apoiar pontos argumentativos, geralmente através de argumentos baseados na “estruturação do real” que se prestaram para a apresentação de supostos “fatos” e “feitos” positivos durante o período em que ambos ocuparam a Presidência. Simultaneamente, tais narrativas serviram para tergiversar o teor central do tópico discursivo em curso, sempre que composto por temas sensíveis para tais candidaturas. A desconexão entre pergunta e resposta e o desalinhamento entre os interlocutores, desvela o emprego da narrativa para pavimentar os duelos discursivos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International. A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.
