Gradiência das transposições ortográficas na escrita de crianças do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3307Abstract
Foi investigada a distribuição das transposições ortográficas na escrita infantil, conforme ocorressem sob forma de permutas, transposições intersilábicas e transposições intrassilábicas. Para tanto, foram analisadas 63 produções textuais de crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram: (1) predomínio de acertos sobre os erros de transposições; e (2) predomínio das transposições intrassilábicas sobre as intersilábicas e as permutas. Esses dois tipos de predomínio mostram: quanto a (1), a importância de se verem os erros ortográficos não em si mesmos, mas em sua relação com os acertos ortográficos; e quanto a (2), a maior proximidade das transposições intrassilábicas com o acerto, já que elas envolvem o deslocamento de apenas um grafema no interior de uma mesma sílaba da palavra, enquanto as intersilábicas envolvem um grafema e duas sílabas e as permutas dois grafemas e duas sílabas da palavra.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International. A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.