“O e-book de ‘Enquanto eu não te encontro’ esgotou porque a Seguinte comprou todas as unidades”: um caso de circulação e paratopia criadora na literatura juvenil brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3189Abstract
O romance jovem-adulto Enquanto eu não te encontro teve sua primeira edição publicada em e-book na Amazon em 2020. Meses após seu lançamento, a obra foi vencedora da primeira edição do CLIPOP. Com a publicação da nova edição prevista para 2021, a primeira edição foi retirada da Amazon, e a loja indicou que ela esgotou — levando à criação de publicações no Twitter citando razões para o e-book ter esgotado. A partir do quadro teórico da análise do discurso de linha francesa, particularmente das proposições de Dominique Maingueneau para o estudo do funcionamento discursivo de materiais literários, analisamos as mudanças que o resultado do CLIPOP provocou nas instâncias de autoria de Pedro Rhuas e as formas de circulação de sua obra. Com a nova edição do romance, o escritor se desloca da posição de autor independente para a posição de autor publicado por uma editora tradicional.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International. A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.