Derrida e a Linguística Estrutural – uma leitura do capítulo 1 de Gramatologia
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2058Schlagworte:
Saussure, Derrida, “grama”, diferença, valorAbstract
Em sua leitura do Curso de Lingüística Geral, Derrida ressalta a grande contribuição de Saussure ao afirmar a natureza arbitrária e diferencial do signo linguístico. Derrida também percebe, porém, que, se por um lado o conceito de diferença foi fundamental para Saussure romper com a concepção “natural” de linguagem, por outro, ao introduzir o conceito de valor e hipostasiar a superioridade da fala sobre a escrita, Saussure reproduz o pensamento metafísico binário e hierarquizado. A partir da linguística saussuriana, Derrida propõe, então, uma ciência geral do “grama” como desconstrução da violência originária fundada na noção de valor.
Downloads
Literaturhinweise
BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. 2. impr. São Paulo: Paulus, 2003.
CULLER, J. Sobre a Desconstrução. Tradução de Patricia Burrowes. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 1997.
DERRIDA, J. Restitutions. In: DERRIDA, J. The Truth in Painting. Tradução de Geoff Bennington e Ian McLeod. Chicago: The University of Chicago Press, 1987a.
DERRIDA, J. Parergon. In: DERRIDA, J. The Truth in Painting. Tradução de Geoff Bennington e Ian McLeod. Chicago: The University of Chicago Press, 1987b.
DERRIDA, J. Gramatologia. Tradução de Miriam Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.
ERDMAN, D. (Org.). The Complete Poetry and Prose of William Blake. New York: Anchor Books, 1988.
HEIDEGGER, M. A superação da metafísica. In: HEIDEGGER, M. Ensaios e Conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Marcia Sá Cavalcante Schuback. 3. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2006.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1995.