"Lua de Larvas": uma proposta de análise com vistas ao letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1597Schlagworte:
narrativa contemporânea, elementos estruturais, letramento literário, sequência básicaAbstract
Este trabalho apresenta uma proposta de análise da obra contemporânea de Literatura Infantojuvenil “Lua de Larvas”, da escritora inglesa Sally Gardner. A partir de uma abordagem dos elementos estruturais da narrativa, como personagem, tempo, espaço e narrador, refletimos sobre as possibilidades de trabalho com o referido livro no espaço escolar direcionado ao Ensino Fundamental II. Pelo seu teor político-histórico, bem como por sua linguagem, a obra suportaria o direcionamento ao leitor adulto e crítico. Fundamentado no quadro teórico-metodológico do Letramento literário e conforme as Orientações Curriculares Nacionais (OCN’s), o objetivo central é refletir sobre as características desse romance contemporâneo com vistas à formação do leitor, bem como ao ensino de Literatura. Dentre as metodologias disponíveis, o modelo cossoniano de sequência básica adapta-se ao contexto educacional ao mesmo tempo em que explora itens e recursos presentes nessa obra distópica.
Downloads
Literaturhinweise
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. v. 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: _______. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FERREIRA, E. A. G. et al. (Org.). A narrativa ficcional. In: Formação de mediadores de leitura: caderno complementar 1. Assis: ANEP – Associação Núcleo Editorial Pro-leitura, 2015.
GARDNER, S. Lua de Larvas. Tradução de Waldéa Barcellos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
HILÁRIO, L. C. Teoria crítica e literatura: a distopia como ferramenta de análise radical da modernidade. Anuário de Literatura, UFSC/SC, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n2p201>. Acesso em: 01 jul. 2016.
MARTHA, A. Á. P. A narrativa juvenil contemporânea revisita a história: Ordem, sem lugar, sem rir, sem falar, de Leusa Araujo. In: AGUIAR, V. T.; MARTHA, A. Á. P. (Org.). Literatura infantil e juvenil: leituras plurais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
RESENDE, B. Expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palana, 2008.