Ensino/Aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão
Schlagworte:
línguas estrangeiras, telecolaboração, autonomia, reflexão.Abstract
Este artigo aborda a prática telecolaborativa em teletandem visando a maximizar o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras e investigar os espaços para o exercício da autonomia e reflexão. O teletandem é um novo contexto para a aprendizagem de línguas no qual parcerias são formadas por alunos que se ajudam a aprender a língua. Um estudo qualitativo de cunho etnográfico foi conduzido e enfocou parcerias entre alunos brasileiros e americanos. A partir de e-mails, conversas informais, relatórios escritos e notas de campo coletadas no Laboratório de Teletandem, os resultados apontaram que a autonomia é gradativamente vivenciada pelos parceiros ao assumirem a responsabilidade por sua aprendizagem. Verificou-se, também, que o teletandem é um contexto que fomenta atitudes reflexivas.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2016-04-04
Zitationsvorschlag
Garcia, D. N. de M. (2016). Ensino/Aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 481–494. Abgerufen von https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1174
Ausgabe
Rubrik
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas