Um olhar enunciativo sobre a escrita e o diagnóstico no espaço escolar

Autores

  • Mariana da Silva Marinho Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais

Palavras-chave:

diagnóstico, aprendizagem, escrita, relação professor-saber-aluno

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas refl exões, a partir da análise de uma produção textual de um aluno do 6.o ano do Ensino Fundamental, sobre a relação professor-saber-aluno, quanto ao ensino e à aprendizagem de escrita por esse aluno, diagnosticado pela própria Escola como sendo um aluno do baixo desempenho. Para isso, apresentamos algumas considerações teóricas acerca da alfabetização e do letramento, processos responsáveis por iniciar o aluno no mundo da escrita e por permitirem sua formação como cidadão apto a atuar socialmente em diferentes práticas sociais mediadas pela escrita. Além disso, buscamos refletir o que signifi ca esse diagnóstico realizado pela própria Escola, através de avaliações que buscam aferir o nível de aprendizagem dos alunos e como esse diagnóstico é entendido por uma professora de Redação quanto ao ensino de escrita para um aluno do baixo desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. D. de. Implicações subjetivas na relação professor-aluno: um olhar sobre o processo de (re)escrita de manuscritos escolares. 2014. 211 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.

ASSOLINI, F. E. P. Interpretação e letramento no ensino fundamental: dificuldades e perspectivas para a prática pedagógica escolar. In: TFOUNI, L. V. (Org.) Letramento, escrita e leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri; revisão do prof. Isaac Nicolau Salum. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães et al. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1a a 4a séries): língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

HASHIGUTI, S. T. O discurso médico e a patologização da educação. Trabalho em Linguística Aplicada, Campinas, n. 48, v. 1, p. 41-51, jan./jun. 2009.

LAJONQUIÈRE, L. de. Três notas e um epílogo sobre escola, escrita e inclusão. In: LIER-DE-VITTO, M. F.; ARANTES, L. (Org.). Faces da escrita: linguagem, clínica, escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

SECRETARIA de Estado de Educação de Minas Gerais. Conteúdo Básico Comum – Português Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio. Belo Horizonte, SEE, 2007.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 12. ed. São Paulo: Cortez; Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2008.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

06-03-2016

Como Citar

Silva Marinho, M. da. (2016). Um olhar enunciativo sobre a escrita e o diagnóstico no espaço escolar. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 625–636. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/999

Edição

Seção

Ensino de Língua Materna