Despertando a consciência de práticas de escrita e gêneros em inglês
Palavras-chave:
escrita acadêmica, práticas sociais, abordagens sobre gênerosResumo
Este artigo descreve três abordagens para o ensino avançado de gêneros acadêmicos para estudantes de pós-graduação e demais acadêmicos, particularmente aqueles que estão em disciplinas nas áreas de Educação, Psicologia e Ciências/Engenharia. Essas abordagens surgem a partir de abordagens sobre a prática social para o entendimento e ensino da escrita acadêmica. Tais abordagens se relacionam com teorias sobre a escrita. Este artigo discute os tópicos de uma série de workshops sobre escrita, oferecidos para estudantes de pós-graduação na área de Educação, em específico, em um curso sobre gêneros do discurso Communicating Science para doutorandos em Ciência/Engenharia. O artigo também discute uma abordagem heurística no intuito de oferecer suporte para acadêmicos na escrita para publicação.
Downloads
Referências
BAZERMAN, C. A relationship between reading and writing: the conversational model. College English, n. 41, p. 656-661, 1980.
BLOMMAERT , J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010.
CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grants. English for Specific Purposes, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999.
HYLAND, K. Genre and second language writing. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2005.
LILLIS, T. M. Student writing: access, regulation and desire. London: Routledge, 2001.
MILLER, C. Genre as social action. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (Ed.). Genre and the new rhetoric. London: Taylor & Francis, 1994. p. 23-42.
ROE, S.; DEN OUDEN, P. H. Designs for disciplines: An introduction to academic writing. Toronto: Canada Scholars’ Press, 2003.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. (Ed.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge/ New York: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. Research genres. Oxford: Oxford University Press, 2004.