Alfabetização e letramento de surdos: mapeamento das contribuições de pesquisas
Literacy of the deaf: mapping of research contributions
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3278Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições de pesquisas realizadas, entre os anos de 2000 e 2019, acerca da alfabetização e do letramento de surdos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Adotamos, como referencial teórico, Cavalcanti (2011), Cárnio, Couto e Lichtig (2000), Fernandes (2006), Quadros e Schmiedt (2006), Lacerda, Albres e Drago (2013), Soares (2003), Sousa (2014) Sousa e Mourão (2018), entre outros. Optamos pela pesquisa qualitativa, e os dados coletados totalizaram vinte e sete trabalhos. Para a análise dos dados, utilizamos o procedimento metodológico da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados nos mostraram poucas pesquisas nessa base de dados abordando a temática proposta, todavia foram encontradas diversas contribuições para a educação bilíngue de pessoas surdas, priorizando atividades escolares e experiências baseadas nos aspectos visuais.
Palavras-chave: educação bilíngue de surdos; formação de professores; leitura e escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.