Balé dramático e literatura em diálogo: uma análise da obra infantojuvenil "O lago dos cisnes", adaptada por Lee Ji Yoeng e ilustrada por Gabriel Pacheco
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1602Palavras-chave:
balé, Estética da Recepção, cultura clássicaResumo
Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da obra O lago dos cisnes, adaptada por Lee Ji Yoeng (2012) e ilustrada por Gabriel Pacheco, a partir do balé clássico homônimo composto por Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. Esta obra compõe a coleção Música clássica em cena, da editora FTD, que visa a apresentar ao público infantil e juvenil histórias de importantes libretos considerados clássicos no campo musical. Mais especificamente, pretende-se neste texto verificar, a partir dos princípios de Bakhtin (2000), como se efetiva a dialogia entre o balé dramático de Tchaikovsky e a obra adaptada de Lee Ji Yoeng. Para a consecução dos objetivos, pretende-se apresentar uma reflexão fundamentada pela Estética da Recepção acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia de Lee Ji Yoeng de resgatar um balé clássico e adaptá-lo sob a forma de narrativa ilustrada para o leitor iniciante, tanto lhe faculta contato com um texto atraente e ricamente ilustrado que enriquecerá seu imaginário, quanto amplia seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. A apropriação de uma produção cultural clássica, mas adaptada à linguagem narrativa e direcionada ao leitor em formação, pode atuar como fator de valoração da identidade deste leitor. Por meio dela, ele é capaz de elevar sua autoestima, pois percebe que é considerado como receptor de uma produção, ao mesmo tempo em que se reconhece como herdeiro de um patrimônio cultural tradicional.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/alunos/leis/lei_diretrizes_bases.htm>. Acesso em: 06 jul. 2016.
BOTAFOGO, A. Blog de dança. Disponível em: <http://lojaanabotafogo.com.br/o-lago-dos-cisnes>. Acesso em: 02 jul. 2016.
CAMARGO, L. H. de. Poesia infantil e ilustração: estudo sobre Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles. 1998. 214 f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Colaboração de André Barault et al., coordenação de Carlos Sussekind, tradução de Vera da Costa e Silva et al. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 2016.
FTD EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.ftd.com.br/detalhes/?id=5318>. Acesso em: 05 jul. 2016.
HELD, J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Tradução de Carlos Rizzi, São Paulo: Summus, 1980.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. v. 1. São Paulo: Ed. 34, 1996.
________. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. v. 2. São Paulo: Ed. 34, 1999.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
LINDEN, S. V. der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LITERATURA NA HORA CERTA: guia 3: 3º ano do ensino fundamental: PNLD/PNAIC: alfabetização na idade certa 2015. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17629-guia-03-literatura-hora-certa&category_slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 05 jul. 2016.
O LIVRO DA ARTE. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
OLIVEIRA, R. de. Breve histórico da ilustração no livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 13-47.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/noticias/134-adesao-2016>. Acesso em: 05 jul. 2016.
PAQUET, M. Magritte: o pensamento tornado visível. Tradução de Lucília Filipe. Köln: Taschen, 2000.
PORTAL MEC. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016.
______. Resolução SEB nº 2, de 07 de abril de 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016.
RÜCKERT, E. von. Música e literatura. Disponível em: <http://www.ruckert.pro.br/texts/musicaeliteratura.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2014.
SOUZA, A. A. A. de. A prática pedagógica do Balé Clássico na educação infantil: revelando caminhos. Várzea Paulista: Fontoura, 2012.
YOENG, L. Ji. (Adapt.). O lago dos cisnes: Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Ilustração de Gabriel Pacheco. Tradução de Heloisa Prieto. São Paulo: FTD, 2012.