Balé dramático e literatura em diálogo: uma análise da obra infantojuvenil "O lago dos cisnes", adaptada por Lee Ji Yoeng e ilustrada por Gabriel Pacheco

Autor/innen

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo
  • Cláudia Valéria Penavel Binato Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1602

Schlagworte:

balé, Estética da Recepção, cultura clássica

Abstract

Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da obra O lago dos cisnes, adaptada por Lee Ji Yoeng (2012) e ilustrada por Gabriel Pacheco, a partir do balé clássico homônimo composto por Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. Esta obra compõe a coleção Música clássica em cena, da editora FTD, que visa a apresentar ao público infantil e juvenil histórias de importantes libretos considerados clássicos no campo musical. Mais especificamente, pretende-se neste texto verificar, a partir dos princípios de Bakhtin (2000), como se efetiva a dialogia entre o balé dramático de Tchaikovsky e a obra adaptada de Lee Ji Yoeng. Para a consecução dos objetivos, pretende-se apresentar uma reflexão fundamentada pela Estética da Recepção acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia de Lee Ji Yoeng de resgatar um balé clássico e adaptá-lo sob a forma de narrativa ilustrada para o leitor iniciante, tanto lhe faculta contato com um texto atraente e ricamente ilustrado que enriquecerá seu imaginário, quanto amplia seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. A apropriação de uma produção cultural clássica, mas adaptada à linguagem narrativa e direcionada ao leitor em formação, pode atuar como fator de valoração da identidade deste leitor. Por meio dela, ele é capaz de elevar sua autoestima, pois percebe que é considerado como receptor de uma produção, ao mesmo tempo em que se reconhece como herdeiro de um patrimônio cultural tradicional.

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Autor/innen-Biografien

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis. Professora Assistente da UNESP, Câmpus de Assis. Atua na graduação em Letras e História, e na pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da UNESP, Câmpus de Assis. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Membro dos Grupos de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” (UNESP-Assis-SP) e “Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades” (UTFPR-Curitiba-PR). 

Cláudia Valéria Penavel Binato, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Câmpus de Assis. Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Clássica, Literatura Clássica, Latinidade Brasileira, Estudos Clássicos e Língua Portuguesa.     

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Veröffentlicht

2017-11-21

Zitationsvorschlag

Ferreira, E. A. G. R., & Binato, C. V. P. (2017). Balé dramático e literatura em diálogo: uma análise da obra infantojuvenil "O lago dos cisnes", adaptada por Lee Ji Yoeng e ilustrada por Gabriel Pacheco. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 1211–1224. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1602

Ausgabe

Rubrik

Literatura Infanto-Juvenil