O gênero narrativo na linguagem de crianças com alterações neurológicas

Autores

  • Evani Andreatta Amaral Camargo

Palavras-chave:

abordagem enunciativo-discursiva, narrativa, alteração de linguagem.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a narrativa de crianças com dificuldades linguísticas decorrentes de acometimentos neurológicos, levando-se em conta o intuito discursivo e as interações dialógicas em um processo fonoaudiológico. A perspectiva teórica é que a linguagem ocorre nas interações sociais, é constitutiva dos sujeitos, numa abordagem enunciativo-discursiva. Os dados selecionados são de duas crianças e foram constituídos a partir de video-gravações de
atendimentos fonoaudiológicos. As narrativas (ou tentativas de narrar) são dialogicamente construídas pelas crianças e terapeutas e, embora as crianças não sejam narradoras independentes, utilizam-se de enunciados não-verbais (por meio de dêiticos, expressões gestuais e/ou faciais etc.), para que
as mesmas sejam reportáveis, inferindo-se aí a importância do intuito discursivo e do inacabamento constituinte dos sentidos.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Camargo, E. A. A. (2016). O gênero narrativo na linguagem de crianças com alterações neurológicas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 917–928. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1350

Edição

Seção

Neurolinguística