Neogramático, sim, mas com toda a gradiência...
Palavras-chave:
Gramaticalização. Funcionalismo. Princípios neogramáticos.Resumo
Neste artigo, discuto postulados funcionalistas sobre gramaticalização, tecendo um possível diálogo com os postulados neogramáticos explicitados na obra de Herman Paul. É objetivo, portanto, deste texto aproximar duas correntes linguísticas distantes no tempo, as quais utilizam rótulos distintos para semelhantes referentes. Mostro que os pontos de concórdia entre as duas teorias tornam a perspectiva funcionalista da gramaticalização, em sua vertente clássica, uma extensão do que postulava Paul em seus Princípios fundamentais da história da língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)