As interrogativas de conteúdo nas variedades do português falado
Palavras-chave:
Funcionalismo. Interrogativas-Q. Ordenação de Constituintes. Clivagem.Resumo
Este estudo trata dos Atos Interrogativos de conteúdo, comumente denominados interrogativas-Q. Adotando a perspectiva funcional da linguagem e os pressupostos teórico-metodológicos da Gramática Discursivo-Funcional, procura-se explicar as diferentes formas assumidas pelas interrogativas-Q com base no alinhamento entre a codificação dessa estrutura nos níveis Morfossintático e Fonológico e as formulações ocorridas nos níveis Interpessoal e Representacional, centrando-se na questão da ordenação de elementos-Q. Como universo de pesquisa, tomam-se ocorrências reais de uso extraídas do corpus oral organizado pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, em parceria com a Universidade de Toulouse-le-Mirail e a Universidade de Provença-Aix-Marselha, que dispõe de amostragens das variedades do português falado em Portugal, no Brasil, nos países africanos de língua oficial portuguesa, no Timor Leste e em Macau.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)