UMA ANÁLISE DE CONTEXTOS DE OCORRÊNCIA DE PODER EM TEXTOS INTERATIVOS.

Autores

  • Cibele Naidhig Souza UNESP, Ibilce, São José do Rio Preto

Palavras-chave:

Modalidade. Verbo modal. Poder. Funcionalismo

Resumo

Em uma perspectiva funcionalista, o trabalho analisa contextos de ocorrência do verbo modal poder. Entende-se que a diversidade semântica dos modais é resultante da interação do verbo com diversos elementos em seus contextos de ocorrência e se busca verificar fatores intervenientes na composição de diferentes valores modais. Com base na proposta de classificação das modalidades de Hengeveld (2004), em que se cruzam duas variáveis, o domínio (facultativo, deôntico, volitivo, epistêmico e evidencial) e o alvo da avaliação modal (orientado para o participante, orientado para o evento e orientado para a proposição), examinam-se textos puramente interativos, de fala e de escrita, do português brasileiro contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Naidhig Souza, UNESP, Ibilce, São José do Rio Preto

Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara. Atualmente, pós-doutoranda na UNESP, Ibilce, São José do Rio Preto, bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Souza, C. N. (2015). UMA ANÁLISE DE CONTEXTOS DE OCORRÊNCIA DE PODER EM TEXTOS INTERATIVOS. Revista Do GEL, 12(2), 192–224. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/566

Edição

Seção

Artigos