A construção do ethos institucional em anúncios publicitários
Palavras-chave:
Análise do Discurso. Ethos Institucional. Anúncio Publicitário.Resumo
O objetivo deste artigo é descrever os princípios de constituição do ethos institucional do Banco do Brasil em anúncios publicitários publicados na revista Veja nos anos de 2001 a 2007, bem como analisar as características dos anúncios publicitários selecionados numa ancoragem social e as condições de produção do discurso publicitário em determinados contextos sociais e ideológicos, quais sejam, no segundo mandato do Governo Fernando Henrique Cardoso e nos mandatos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse ínterim, visualizamos uma mudança do ethos institucional do Banco do Brasil no discurso publicitário. O ethos enquanto imagem de si no discurso (AMOSSY, 2005) é argumento que estabelece um contrato fiduciário entre enunciador e enunciatários na dimensão interdiscursiva. Estudar a imagem institucional construída pelo Banco do Brasil no discurso publicitário é importante para compreendermos que a explicitação do ethos é uma excelente e original estratégia da linguagem publicitária de sedução dos clientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)