Destecendo uma carta pela estilística da expressão
Palavras-chave:
Estilística da Expressão. Metassignifi cação. Textura.Resumo
Pretendemos atravessar o texto de Eça de Queirós, Carta ao Sr. Mollinet, teorizando a estilística da expressão de Marcel Cressot, denominada “a textura”. Discutiremos o que se busca na leitura de um texto hoje: a forma, o sentido ou a forma que produz sentido? Ainda que por meio da estilística se proceda a um levantamento e descrição das categorias linguísticas nesse texto de Eça, o levantamento morfológico em nível de enunciado esvaziase, se feito isoladamente. É do eixo sintático-semântico e melódico que Eça infla de vida seus personagens. A caracterização de Pacheco e do povo português apoia-se no nexo, produtor de uma metassignificação antagônica à significação primeira. A ironia eciana resulta da significação reversa – do ne pas dire. O nexo é a grande coesão significante entre o discurso lógico e o metalógico – a gerar novas significações; recursos verbais se multiplicam, se criam, a fi m de metamorfosear o signo linguístico em pictórico ou icônico. A ironia rege toda a tessitura construtiva que decorre de novos referentes, resultantes de relações demiúrgicas entre si, pelo processo metalógico, já que este possibilita estabelecer e alterar o sentido, ao relacionar signos e referentes, significantes e significados, enunciado e contextos. As análises do texto selecionado de Eça enriquecem-no pelas descobertas reveladas pela Estilística da Expressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)