SLA funk banquete " tupi or not tupi'
Palavras-chave:
Funk. Antropofagia. Diálogo. Carnaval. Bakhtin.Resumo
Este artigo analisa o discurso verbal da canção "Urbano Canibal" e seis imagens do álbum Entidade Urbana, ambos de Fernanda Abreu (FA), como ícones da antropofagia que compõe seu SLA funk. 0 objetivo deste artigo é, por meio da perspectiva bakhtiniana — especificamente dos conceitos de diálogo e carnaval— analisar a antropofagia dos modernistas de primeira geração, especialmente a preconizada por Oswald de Andrade, como elemento componente do SLA Funk e este, como discurso deslocado que representa o funk carioca. Os resultados de nossa pesquisa nos levaram a crer que as canções SLA "refletem e refratam" o • banquete "tupi or not tupi" de FA, do Rio de Janeiro e do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)