A polissemia do como...? nas diferentes condutas explicativas infantis produzidas em meio escolar

Autores

  • Silvia Dinucci Fernandes
  • Zelita Caldeira Ferreira Guedes
  • Alessandra Delré

Palavras-chave:

Aquisição de Linguagem. Condutas Explicativas. Relações Dialógicas.

Resumo

A partir da análise da produção verbal de crianças de cinco anos, de uma creche da periferia de São Paulo, e de suas tentativas de explicação, nosso objetivo é refletir sobre capacidades perceptivas e representativas, bem como sobre diferentes dimensões de elaboração do sentido e da construção da referência. Para tanto, utilizamos diálogos entre as crianças e o pesquisador, levando em consideração o processo de desenvolvimento de condutas explicativas, as especificidades do trabalho linguageiro de cada criança, a articulação do discurso e o que as crianças utilizam para fundamentar as explicações. 0 foco deste trabalho são as questões como...? que, além do fato de serem as mais frequentes em nosso corpus, colocam em evidência a polissemia de tal unidade lingüística. A criança interpreta diferentemente as perguntas propostas pelo adulto, pois expressa uma grande variedade de respostas de acordo com o tipo de solicitação: modo de emprego, descrição da ação, relato pessoal etc. Vale ressaltar que a descrição do uso da linguagem contribui efetivamente para um melhor entendimento tanto das capacidades linguageiras infantis como também das condições de seu desenvolvimento.

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Publicado

02-11-2006

Como Citar

Fernandes, S. D., Guedes, Z. C. F., & Delré, A. (2006). A polissemia do como.? nas diferentes condutas explicativas infantis produzidas em meio escolar. Revista Do GEL, 3, 189–204. Recuperado de https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/332

Edição

Seção

Artigos