ENTRE CHEIROS E TEXTURAS, TRIAGENS E MISTURAS: A EXCLUSÃO SOCIAL DA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA TENSIVA NO CONTO “O BIFE E A PIPOCA”
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3098Palavras-chave:
Percursos figurativos e temáticos. Modalidades epistêmicas. Triagem e Mistura.Resumo
É a afetividade, ou ainda, as modulações sensíveis dos atores do enunciado no conto “O bife e a pipoca” de Lygia Bojunga, demarcando como as diferenças sociais são articuladas no projeto enunciativo do enunciador, que este estudo tem como propósito. Isto é, escolhas enunciativas que recaem sobre o crer do enunciatário, as modalidades epistêmicas, articuladas em percursos figurativos e temáticos que reforçam uma leitura sensorial na busca pela adesão afetiva do leitor. Para ancorar teoricamente a análise, recorremos à Semiótica Discursiva, de linha francesa, no que tange ao estudo do plano de conteúdo, e à Semiótica Tensiva para tratar dos afetos, no estudo dos sentidos depreendidos no conto. Por fim, a partir dos operadores de triagem e mistura, o estudo busca enfatizar como a obra retrata a distinção de classes sociais e, por conseguinte, a exclusão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)