ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE SENHORIO NO ÂMBITO DA FAMÍLIA PATRIARCAL: O NOME E A TRANSMISSÃO DE BENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3014

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento, Escravidão, Senhor, Família.

Resumo

Neste artigo, analisamos sentidos da palavra senhor circulantes em cartas de alforria no Brasil durante o período de 1841 a 1888 e em textos da imprensa baiana durante o período de 1870 a 1888. Procura-se responder à questão Como se caracteriza semanticamente o senhorio no âmbito da família patriarcal brasileira? Para tanto, mobilizando pressupostos da Semântica do Acontecimento, aliados a alguns princípios da História/Historiografia, analisa-se um corpus de cartas de alforria e textos da imprensa baiana do século XIX. Demonstra-se, com base nos dados, que o senhorio brasileiro apresenta sentidos específicos fundamentados não somente na relação senhor-escravo, mas também no poder do senhor exercido no âmbito da família patriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana de Almeida Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui Mestrado em Linguística (2014) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Especialização em Gestão Educacional (2014) pela Faculdade Hélio Rocha, Especialização em Linguística (2008) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e graduação em Letras - Inglês e Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, e, atualmente, atua como pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Jorge Viana Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos - GPEL (CNPq), do Grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus -GPELINC (Cnpq) e do Grupo de pesquisa Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (Cnpq). É coordenador, juntamente com a Profa. Cristiane Namiuti (UESB), do Laboratório de Pesquisa em Linguistica de Corpus (LAPELINC); é pesquisador em rede associado ao LAVIHD, Laboratório Virtual de Humanidades Digitais, da USP. Como pesquisador da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), coordena o projeto de pesquisa - Corpora digitais de documentos históricos da Imperial Vila da Victoria, atual Vitória da Conquista-Bahia: resgate e preservação do patrimônio linguístico e da memória da escravidão na Bahia -(FAPESB APP0014/2016). 

Downloads

Publicado

12-04-2021

Como Citar

Ferraz, L. de A. N., & Santos, J. V. (2021). ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE SENHORIO NO ÂMBITO DA FAMÍLIA PATRIARCAL: O NOME E A TRANSMISSÃO DE BENS. Revista Do GEL, 18(1), 35–55. https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3014

Edição

Seção

Artigos