ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE SENHORIO NO ÂMBITO DA FAMÍLIA PATRIARCAL: O NOME E A TRANSMISSÃO DE BENS
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3014Palavras-chave:
Semântica do Acontecimento, Escravidão, Senhor, Família.Resumo
Neste artigo, analisamos sentidos da palavra senhor circulantes em cartas de alforria no Brasil durante o período de 1841 a 1888 e em textos da imprensa baiana durante o período de 1870 a 1888. Procura-se responder à questão Como se caracteriza semanticamente o senhorio no âmbito da família patriarcal brasileira? Para tanto, mobilizando pressupostos da Semântica do Acontecimento, aliados a alguns princípios da História/Historiografia, analisa-se um corpus de cartas de alforria e textos da imprensa baiana do século XIX. Demonstra-se, com base nos dados, que o senhorio brasileiro apresenta sentidos específicos fundamentados não somente na relação senhor-escravo, mas também no poder do senhor exercido no âmbito da família patriarcal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)