Análise discursiva de revista de divulgação científica: o lugar da memória do futuro
Palavras-chave:
Análise do discurso, divulgação científi ca, memória do futuro.Resumo
Este artigo tem o objetivo analisar sequências discursivas recortadas da seção “Quando crescer, vou ser...” da revista Ciência Hoje das Crianças, de forma a depreender as imagens de criança, de cientista e de sua profissão ali produzidas. A referida seção caracteriza-se por se estruturar como um espaço de atualização da memória do futuro, no qual a formação científica é construída como garantia de profissão futura. Por se tratar de um trabalho da memória que produz uma certa previsibilidade, cria-se a ilusão de perpetuação da valorização da atividade científica. Nesse discurso, alimenta-se o imaginário de um futuro atrelado a uma profissão de cientista, diga-se uma profissão socialmente prestigiada. Como consequência, promove-se uma construção imaginária de futuro promissor para os futuros-cientistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)