JORNALISMO DIGITAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO EDITORIAL NA FOLHA DE S.PAULO
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.2979Palavras-chave:
Diálogo, Jornalismo digital, Editorial, Folha de S.Paulo.Resumo
Neste trabalho, pretendemos analisar, a partir da perspectiva dialógica, com base em escritos de Bakhtin e Volóchinov, editoriais publicados na edição digital do jornal Folha de S.Paulo. A escolha de enunciados pertencentes ao campo do jornalismo justifica-se pelo fato de que os gêneros discursivos não permanecem indiferentes às especificidades de sua atualização no campo da comunicação social a que pertencem. A análise evidencia uma arquitetônica por meio da qual são pressupostos dois públicos leitores distintos: um habitual, talvez mais culto e com disponibilidade de tempo para ler, e outro eventual, talvez, menos informado e com menos tempo livre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)