Sentidos do agronegócio brasileiro: o discurso publicitário da Friboi
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2834Palavras-chave:
Discurso do agronegócio brasileiro, Discurso publicitário, Análise do discursoResumo
O artigo pretende analisar o funcionamento discursivo do agronegócio brasileiro, a fim de melhor compreender um paradoxo que habita nossa sociedade: o intenso consumo de carne, o abate sistemático de milhões de animais, o sucesso comercial da indústria agro frente a um aumento da sensibilidade humana à causa animal. Com base na Análise do discurso derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procuramos identificar o que é dito nos comerciais de indústrias alimentícias e o modo como esses enunciados são formulados. Mais precisamente, nosso intuito é o de analisar a produção de sentidos relacionados ao comércio de produtos alimentícios da companhia Friboi e o silenciamento de outros considerados disfóricos pelo setor e apagados do seu discurso. O material de análise compreende dois anúncios da marca. Analisaremos o material mediante o estabelecimento de relações entre os enunciados de cada comercial, entre os dos dois comerciais e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso, focalizando os recursos linguísticos e imagéticos utilizados na composição dos vídeos. As análises nos permitem observar a produção de sentidos culinários e econômicos, assim como o silenciamento de outros que assinalam a condição animal dessas mercadorias alimentícias.Downloads
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Publicado
02-09-2020
Como Citar
Alves Filho, M. S., & Piovezani, C. (2020). Sentidos do agronegócio brasileiro: o discurso publicitário da Friboi. Revista Do GEL, 17(2), 11–35. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2834
Edição
Seção
Artigos
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