LIVRO DIDÁTICO DIGITAL DE INGLÊS: UM GÊNERO NOVO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2831

Palavras-chave:

Bakhtin. Escola de Sidney. Gêneros Discursivos. Livro didático digital de inglês.

Resumo

Este artigo focaliza o denominado livro didático digital de inglês, o qual vem sendo divulgado pelas editoras para uso em diversos contextos de ensino. O objetivo é refletir sobre a seguinte questão: o livro didático digital de inglês é ou não um gênero discursivo novo, uma vez que é veiculado em ambiente diferente do tradicional livro didático impresso? O estudo é baseado nas ideias de Bakhtin sobre gênero do discurso e da Escola de Sidney, está ancorada na Linguística Sistêmico-Funcional e nas ideias sobre gêneros digitais defendidas por Araújo (2016). Parte-se da premissa de que o livro didático tradicional impresso é um gênero discursivo, para se analisar um corpus constituído de amostras disponíveis em páginas de editoras nacionais na internet e informações das editoras sobre livros didáticos digitais. A análise do corpus mostra que o denominado livro didático digital de inglês mostrado nos sítios eletrônicos das editoras, e assim definido por elas, é o livro didático impresso em versão digitalizada, com as mesmas características do material já conhecido, não mudando as relações entre os usuários, o conteúdo e nem mesmo o modo de composição. Além disso, o acesso ao livro didático digital é limitado a pessoas que adquirem o livro impresso, não podendo ser usado independente ou em substituição ao impresso. Assim, não se pode afirmar que o livro didático digital traga novas formas de ensinar e aprender com uso de tecnologias digitais ou inserido no meio digital, pois ele não promove nova organização da vida e do fazer do professor ou do estudante na esfera educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Caixeta Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professor titular do CEFET-MG, possui graduação em Letras pela UFMG (1992), mestrado em Estudos Lingüísticos pela UFMG (1998) e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio (2012). Atua como professor de inglês no Ensino Técnico de nível médio do CEFET-MG, e em outras disciplinas no Curso de Letras (Bacharelado em Tecnologias da Edição) e no Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua estrangeira, livro didático, discurso pedagógico, educação profissional. análise discursiva, Linguística Sistêmico-Funcional, Leitura de Imagens e Multimodalidade.

Downloads

Publicado

02-09-2020

Como Citar

Silva, R. C. (2020). LIVRO DIDÁTICO DIGITAL DE INGLÊS: UM GÊNERO NOVO?. Revista Do GEL, 17(2), 309–333. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2831

Edição

Seção

Artigos