MECANISMOS ENUNCIATIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÕES SOBRE A NOÇÃO "ONDE"
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2825Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar ocorrências com a noção linguística onde presentes em textos produzidos por alunos de graduação de instituição de ensino superior que apresentam valores não validados pelas gramáticas de Língua Portuguesa. Para a análise de algumas ocorrências com onde, tomamos como referência a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas tal como foi proposta por Antoine Culioli a fim de demonstrarmos como ela contribui para ampliar a compreensão dos usos dessa marca em contextos/cotextos não previstos pelas gramáticas, que descrevem a língua a partir das categorias herdadas da tradição greco-latina com implicações significativas para a descrição gramatical. Os enunciados analisados compõem textos de alunos que se encontravam em processo de apropriação, de aquisição da língua escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)