Enunciação e práticas educativas digitais: um estudo da multiplataforma Hora do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2786

Palavras-chave:

Enunciação. Multiplataformas. Práticas educativas. Letramentos transmídia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo acerca das modificações que as tecnologias de linguagens imprimem nas práticas educativas realizadas em espaços digitais, por meio da análise dos procedimentos enunciativos de instauração da relação sujeito e objetos de aprendizagens em plataformas educativas digitais. Partimos do pressuposto de que essas plataformas configuram práticas educativas predominantemente fundamentadas pelos eixos da dinamicidade, da mistura e da diversidade de gêneros e tipos textuais, pelos hibridismos das práticas escolares e das práticas digitais, e pela convergência midiática e multimodal, em que predomina a modalidade audiovisual. Desse ponto de vista, investigamos a plataforma educativa Hora do Enem com base na proposta teórico-metodológica dos Letramentos transmídia. As análises identificaram que a transmidialidade, a mobilidade, as conexões em redes e a ubiquidade afetam a relação dos sujeitos com o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo em sua relação tempo/espaço, imprimindo uma autonomia relativa dos percursos de aprendizagens. A práxis enunciativa identificada configura práticas educativas muito semelhantes às práticas educativas formais.

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Biografia do Autor

Naiá Sadi Câmara, UNAERP/ UNI-FACEF

Professora titular do program de mestrado em Desenvolvimento Regional  e do curso de Comunicação Social- UNI- FACEF.

Professora Titular de Comunicação na Unaerp.

Atuo nas áreas de mídia, entretenimento e educação.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Câmara, N. S. (2019). Enunciação e práticas educativas digitais: um estudo da multiplataforma Hora do Enem. Revista Do GEL, 16(3), 191–206. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2786

Edição

Seção

Artigos