WORD SKETCH COMO FERRAMENTA PARA EXTRAÇÃO DE COLOCAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2771

Resumo

Neste trabalho, descrevemos métodos de identificação e extração de colocações em corpora textuais de língua geral, produzidas por aprendizes de língua inglesa em textos acadêmicos, e de colocações especializadas da área da Conservação e Restauração de Patrimônio Cultural por meio da ferramenta Word Sketch (WS), do software Sketch Engine. Ao entendermos colocações como palavras que frequentemente ocorrem juntas em função do seu grau de atração semântica, o objetivo deste trabalho é demonstrar como a ferramenta WS permite a identificação e extração de colocações de uma forma semiautomática, uma vez que, após a extração, é papel do pesquisador levar em conta os demais critérios constituintes de uma colocação. Sejam de língua geral ou de língua de especialidade, as colocações são unidades constituídas por critérios sintático-semânticos, pragmáticos e discursivos. Como aporte teórico-metodológico, apoiamo-nos na Linguística de Corpus e buscamos estabelecer critérios para a extração de colocações através da ferramenta WS. Nossos resultados indicam que a ferramenta WS é eficaz para a tarefa de extração de colocações tanto de escrita acadêmica como de linguagem especializada, pois permite que a identificação das unidades parta de seus critérios de constituição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marine Laísa Matte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do curso de Letras na Universidade do Vale do Taquari.

Downloads

Publicado

02-09-2020

Como Citar

Arcos, M., & Matte, M. L. (2020). WORD SKETCH COMO FERRAMENTA PARA EXTRAÇÃO DE COLOCAÇÕES. Revista Do GEL, 17(2), 61–81. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2771

Edição

Seção

Artigos