Afinal, quem são essas mulheres? Considerações enunciativas e discursivas na canção Mulheres durante seu processo de ressignificação
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2745Palavras-chave:
Enunciação. Ethos. Feminismo.Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar as mudanças das articulações linguísticas, em especial no que se refere à questão morfossintática no emprego de pronomes, verbos, substantivos e adjetivos, na canção brasileira “Mulheres”, no cotejo entre a letra original (do compositor Antonio Eustaquio Trindade Ribeiro) e sua respectiva versão (das cantoras Silvia Duffrayer e Doralyce). Fundamentamo-nos nos preceitos da Linguística da Enunciação, principalmente em Émile Benveniste e, para a discussão sobre o ethos discursivo, em Amossy (2005) e Maingueneau (2015). Metodologicamente, seguiremos as noções da transversalidade enunciativa (FLORES, 2010) e do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). Pensamos que um olhar transversal e detalhado sobre as minúcias linguísticas da materialidade enunciativa, baseado em um arcabouço teórico que privilegia os fenômenos, pode permitir revisitar o alcance da questão da (inter)subjetividade a partir do axioma de Benveniste relativo a como o sujeito se constitui na e pela linguagem. A partir da análise linguística, pretendemos refletir sobre o ressignificar e a emergência do sujeito discursivo na materialidade linguística do enunciado no contexto em que a enunciação se torna um ato simbólico de protesto, de criação e de redefinição na sociedade brasileira, marcando um tempo e um espaço do feminismo.Downloads
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Publicado
31-12-2019
Como Citar
Fernandes, I. C. B., & Aguirre da Cruz Schwarzbold, E. (2019). Afinal, quem são essas mulheres? Considerações enunciativas e discursivas na canção Mulheres durante seu processo de ressignificação. Revista Do GEL, 16(3), 50–71. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2745
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Artigos
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