Reflexões preliminares sobre a canção no vestibular: o álbum Tropicália nas provas da ufrgs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2741

Palavras-chave:

Canção. Letramento. Vestibular. Tropicália. Caetano Veloso.

Resumo

É inegável que, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), muitas pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada, da Linguística do Discurso e da Linguística Textual direcionaram o seu olhar sobre o trabalho com gêneros discursivos, objeto de estudo da Língua Portuguesa, o que pode ser observado no fato de algumas universidades incluírem, dentre os conteúdos a serem avaliados nos exames vestibulares, aqueles referentes aos álbuns musicais. Partindo da concepção de que o gênero canção é multimodal e envolve a mobilização de múltiplas semioses para a construção de sentidos, este trabalho assume como objetivo analisar como o álbum Tropicália foi abordado nos exames vestibulares de 2015, 2016 e 2017 da UFRGS, a fim de verificar se, na elaboração das questões, foi considerada a integração de elementos musicais e verbais. A partir dessa reflexão inicial, o estudo propõe-se a analisar as potencialidades significativas da canção “Enquanto seu lobo não vem”.

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Biografia do Autor

Gustavo Nishida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Curitiba)

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba.

Professor do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Curitiba)

Ana Paula de Castro Sierakowski, Universidade Estadual do Oeste (UNIOESTE)

Doutoanda do Programa de Pós-Graduação da UNIOESTE (Cascavel, Pr).

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Nishida, G., da Silveira, A. P. P., & Sierakowski, A. P. de C. (2019). Reflexões preliminares sobre a canção no vestibular: o álbum Tropicália nas provas da ufrgs. Revista Do GEL, 16(3), 35–49. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2741

Edição

Seção

Artigos