ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES

Raquel Salcedo Gomes, Marília dos Santos Lima

Resumo


O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Palavras-chave


Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.