APRENDIZAGEM DA PRONÚNCIA DE LÍNGUA INGLESA POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ORALIDADE E ARTICULAÇÃO DO –ED DO SIMPLE PAST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2443

Palavras-chave:

Pronúncia. Fonética. Fonologia. Língua inglesa. Simple past. Sufixo ed em verbos passado.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo examinar a pronúncia de verbos regulares da língua inglesa conjugados no simple past na produção oral de estudantes brasileiros de um Centro de Estudos de Línguas – CEL da cidade de Assis-SP. O foco do estudo desta pesquisa é a pronúncia dos três alomorfes: /t/, /d/ e /id/ no tempo verbal supracitado. Após o levantamento bibliográfico de cunho teórico prático (BLAND, 1996; LAFACE; TASHIRO, 2006; UR, 2012), e a coleta de dados, realizada por meio das gravações de produções orais dos alunos, foi possível analisar as variantes fonéticas e as interferências ocorridas. Durante essa análise, foram consideradas a proposta didático-pedagógica do Estado no que se refere aos cursos de língua inglesa oferecidos nos CELs, a duração desses cursos e o material didático utilizado, fornecido pelo Estado. Pudemos constatar a importância e a necessidade, tanto para os alunos quanto para os professores, de dar maior ênfase em questões e atividades que tratem da produção oral e da pronúncia da língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Alves de Castilho, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil

Mestrando de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

Marta Aparecida Oliveira Balbino dos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela USP - Universidade de São Paulo. Professora adjunta da UEL - Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

02-09-2020

Como Citar

Castilho, R. A. de, & Reis, M. A. O. B. dos. (2020). APRENDIZAGEM DA PRONÚNCIA DE LÍNGUA INGLESA POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ORALIDADE E ARTICULAÇÃO DO –ED DO SIMPLE PAST. Revista Do GEL, 17(2), 102–121. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2443

Edição

Seção

Artigos